segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Corte com elegância

Olá meus queridos, vocês ja ficaram em duvida lendo uma receita que pedia um corte julliene ou brunoise?
Hoje vou ajudá-los um pouco com esses segredinhos! 


Bâtonnets- O formato desse corte é quadrilátero comprido, praticamente do tamanho e da espessura do dedo indicador. Se você cortar o bâtonnet ao meio, na vertical, terá o tamanho perfeito para fazer batatas palito. 


Bâtonnets

Julienne- è o mais fino dos cortes, no final, você deve ter praticamente fios de legumes. Também é um passo depois dos bâtonnets, deve-se cortar em tiras finas e compridas. A cocção se dá de maneira muito rápida quando o legume está cortado dessa maneira.


Julienne

Macédonie- São cubos com lados iguais de cerca de 1 cm cada um. Para executá-los, pegue bâtonnets e tente cortar em cubos iguais. O macédonie é um estágio depois dos bâtonnets.
Se você não quiser os cubos tão grandes, pode cortá-los em tamanhos menores e terá o corte jardinière, que tem a cocção mais rápida que o macédonie. 

Macédonie

Brunoise- Pegue o resultado do julienne e corte na horizontal, a fim de formar pedacinhos muito pequenos, tanto no comprimento quanto na largura.


Brunoise

Chiffonade(fatiado)- O chiffonade é muito bom para cortar folhas. Basta colocá-las uma em cima da outra, quantas quiser, e enrolar, formando uma espécie de canudo. Corte o canudo bem fininho, na horizontal.


Chiffonade




 (O conteúdo acima foi retirado da revista Sabores Ajinomoto ed.6- Novembro de 2010.)

Esses são alguns dos cortes mais utilizados em nossas cozinhas, espero que curtam e pratiquem em casa minha gente!
Aproveitem e sigam nosso blog e nossa fanpage!

Beijinhos, Rô.






Nenhum comentário:

Postar um comentário